Catar terá um incrível estádio camuflado nas areias do deserto

O Catar será sede da Copa do Mundo de 2022 e já começa a planejar e colocar no papel as ideias de como será a estrutura que receberá o mundial de seleções daqui a nove anos (o mesmo pensamento do Brasil...hehe!!!). E o primeiro palco projetado para o torneio é um estádio totalmente camuflado.


Para quem vê de longe, o The Rock Stadium (Estádio de Pedra) poderá passar despercebido. O centro esportivo ficará camuflado nas areias do deserto de Al Ain, em Abu Dhabi


O incrível projeto do escritório de arquitetura “MZ Arquitetos” mostra um estádio subterrâneo, cavado nas montanhas Jebel Hafeet. O resultado impressionante é uma combinação entre design grandioso e a bela paisagem natural. O local foi escolhido por ficar em uma área desocupada, com capacidade para receber multidões para grandes eventos esportivos e shows.




O único problema é que a temperatura no deserto pode ser altíssima – sem falar nas tempestades de areia. Por isso, o estádio será subterrâneo, com uma protetora cobertura inclinada. Os arquitetos se inspiraram nos antigos anfiteatros gregos, que também trabalhavam com a topografia. 

Visão aérea do The Rock Stadium

Com teto retrátil para suportar temperaturas extremas, tempestades de areia e ao mau tempo, o estádio será levantado em uma área de aproximadamente 200 mil m² e permitirá ao público presente uma interação com o deserto.

Orçado em € 750 milhões (aproximadamente R$2 bilhões), o estádio, que recebeu status de melhor projeto futurista do ano no Catar, terá uma capacidade para 30 mil espectadores (podendo ser ampliado em caso de exigência da Fifa) para chegar às arquibancadas, corredores serão escavados dentro da montanha. O projeto também tem um viés sustentável. Todos os pedaços retirados da rocha serão reutilizados na construção.

O estádio será escavado em uma rocha


A Entrada pelo deserto



Visão interna

Totalmente camuflado, o estádio só terá o seu teto aberto quando as partidas forem disputadas e o clima estiver bom. Ainda segundo o projeto, o Estádio de Pedra deverá ficar pronto em três anos e começará a ser construído já no primeiro trimestre deste ano.

Visão noturna









Gostou do estádio? Deixe seu comentário!


3 comentários: